segunda-feira, 7 de maio de 2012

Restaurando um móvel...

Recentemente, minha amiga Flávia me pediu uma ajuda, pois queria dar uma repaginada em seus móveis da sala sem gastar muito. Confesso que nunca havia mexido em uma peça grande, mas a primeira coisa que me veio à mente foi dar uma clareada em ambos - mesinha de centro e aparador -, até porque estavam em cores diferentes.

Vejam:




Bem, justamente por admirar os móveis com pátina, sugeri a ela que fizéssemos isso. Após sua concordância, demos início aos "trabalhos".

A "brincadeira" foi divertida, mas tenho que confessar que, por vezes, imaginava que não daria conta do recado, mas me surpreendi com o resultado e gostei bastante. E o mais importante: ela A-D-O-R-O-U! Valeu a pena!

Olhem como ficou:



E aí, gostaram?

Vou postar para aqueles que se inspirarem, como foi que eu fiz...

Vocês irão precisar de:

- 1 pincel chato e largode cerdas duras;
- algumas folhas de lixa nº 180;
- tintas PVA nas cores chocolate e branca (optei pela PVA, pois é muito mais fácil de usar e tem algumas vantagens, tais como o fato de ser solúvel em água e a secagem rápida, mas poderá usar a tradicional, encontrada em casas de construção);
- cera de casa incolor;
- verniz em spray.

Mãos à obra:

Primeiramente, lixar a peça para retirar todo o verniz. Após, passar de duas a três demãos da tinta chocolate e deixar secar.
Com um paninho seco, passar a cera em alguns lugares da peça. Obs: no local em que a cera for aplicada, a tinta chocolate irá aparecer, ou seja, quanto mais cera, mais escura a peça ficará. Em seguida, deixe secar naturalmente.

Atenção: não acelere a secagem com secador de cabelos, aquecedor térmico e nem coloque ao sol.

Cera sequinha, passe a tinta branca em todo o móvel e deixe secar novamente. A pintura não precisa ficar perfeita, até porque passaremos a lixa quando a tinta estiver seca.

Observem que quando a lixa for passada nos locais onde a cera foi aplicada, a tinta branca sairá com bastante facilidade.

Ok, seu móvel está novinho em folha. Aplique o verniz por completo e deixe secar.

Boa sorte! Se tiverem alguma dúvida, fiquem a vontade para perguntar, tá!?

Beijinhos!!!!

Um comentário: